sábado, 23 de dezembro de 2017

Semana da Consciência Negra em jaraguá do Sul - SC

 Desde de 2001, ano de inauguração do Museu Histórico Emílio da Silva, no Município de Jaraguá do Sul (SC), essa unidade museológica se tornou espaço de difusão da memória e história dos afro-brasileiros, pois trata-se de um espaço de empoderamento dessa etnia, que participaram e continuam presentes,nas etapas do desenvolvimento em três distintas fases: colônia, distrito e município.
Em 2012, a organização das comemorações da Semana da Consciência Negra  foram mais pautadas nas entrevistas de História Oral e uma exposição participativa através da professora Marlene Rosa do Santos.
Entre os anos de 2013 a 2016, a unidade museológica estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a qual reunia os acervos de arte, a partir da sistematização dos eixos temáticos desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal. 
Foi a fase áurea, pois a professora Andreia Camilo, da Secretaria Municipal da Educação era a articuladora dos trabalhos juntos às unidades escolares, bem com o professor Jorge Bürger, entre os anos de 2015 e 2016.
Em 2017, um novo governo municipal trouxe aos órgãos públicos, outros profissionais de museus e da educação. Assim foi articulando um conjunto de trabalhos, sobretudo, destacou a importância da cultura afro-brasileira na construção da identidade nacional.
Nesta perspectiva, também mudou-se o perfil de organização do evento. Porém, a data 20 de novembro foi comemorada, celebrando o dia da Consciência Negra, em 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ewaldo e Inge Guthnecht: Jubileu de Vinho, 70 anos de vida conjugal

Era o ano de 1947, quando Ewaldo e Inge Kuthnecht contraíram matrimônio, no distrito de Massaranduba à época ligado ao Município de Blumena...