sábado, 23 de dezembro de 2017

História e memória da família Weege: busto, monumento e placas

 Os três "W" (Wilhelm - Guilherme - Wolfgang e Wander), três gerações de empreendedores, que durante os séculos XX e XXI marcaram a história de inúmeras inciativas empreendedoras em benefício da coletividade jaraguaense.
De origem pomerana-brasileira, da cidade de Regenwalde - atual Resko, hoje território polonês - os três cidadãos planejaram desde o ano de 1906, a trajetória do empreendimento familiar, cuja história é narrada e representada no muro do Parque Malwee.
Além disso, na década de 80, um monumento foi instalado no Parque Malwee dedicado ao trabalho fabril, na indústria têxtil, destaque para a costureira. 
Atualmente, um conjunto de placas destaca a memória dos pioneiros que contribuiriam para para o desenvolvimento do empreendedorismo da família Weege, uma justa homenagem aos pioneiros, que articularam a expansão dos negócios, como comércio de secos e molhados, queijaria, posto de combustível, engenho de arroz, indústria têxtil e outras inciativas, sobretudo, de preservação ambiental, museu e gastronomia, que gerou o turismo sustentável de Jaraguá do Sul..





Em 25 de novembro de 2017, por ocasião da entrega da revitalização da Rodovia Wolfgang Weege (in memoriam), o logradouro com a esquina da Feliciano Bortolini, tornou-se destaque com a instalação do busto do patrono, chamando a atenção dos passantes no local.
O propósito é de revelar o legado desse empreendedor e uma justa homenagem ao cidadão pomerano-brasileiro, que continua sendo uma referência as novas gerações de industriais pelo legado que construiu com sua família, no século XX, cujo filho Wander deu sequência e dinamismo à obra inciada pelo avô e pai.
Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ewaldo e Inge Guthnecht: Jubileu de Vinho, 70 anos de vida conjugal

Era o ano de 1947, quando Ewaldo e Inge Kuthnecht contraíram matrimônio, no distrito de Massaranduba à época ligado ao Município de Blumena...