quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Casa centenária da família Vasel

A familia Vasel chegou no Itapocuzinho I, atual Município de Guaramirim (SC), na segunda metade do século XIX.
No incio do século XX se estabeleceram no distrito de Jaraguá, atual Município de Jaraguá do Sul. Assim, edificou uma casa, residência da família, através da técnicas construtiva de origem germânica, o enxaimel (fachwerk), na localidade de Rio Molha, em 1903, pelo pioneiro Karl Vasel. 
A casa já foi transferida ao logo do século XX e XXI, por herança ou venda, para vários moradores entre descendentes ou conhecidos da família. 
Porém, atualmente, a Senhora Madalena Balock [1] Pereira e Iolando Pereira, são os proprietários do imóvel, que recentemente, foi revitalizado através de profissionais que conhecem a técnica construtiva do enxaimel.
As  pessoa que tem interesse em visita o imóvel poderão procurar a família Pereira e conhecer o imóvel cercado pela Mata Atlântica, cujo conjunto arbóreo e as águas cristalinas do rio Molha, harmonizam o ambiente que o torna aconchegante. 
Nesta perspectiva, o patrimônio edificado é simbolo de referência da cultura germânica, que ainda permeia os valores tradicionais das famílias teuto-brasileiras.
Ademir Pfiffer - Historiador

[1] É descendente do Senhor Carl Vasel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ewaldo e Inge Guthnecht: Jubileu de Vinho, 70 anos de vida conjugal

Era o ano de 1947, quando Ewaldo e Inge Kuthnecht contraíram matrimônio, no distrito de Massaranduba à época ligado ao Município de Blumena...